Mecânica finalizada.

(…)
No point in feeling
sorry for yourself
it’s up to you to change things
and nobody else

 

Don’t just sit there
do something
do something
do something

 

Take a little time outand find out
just where you wen’t wrong
Take a little time out
and find out
what’s been going on

 

Posto atrasado, mas avanço. Umas duas semanas depois da última atualização eu recebi a tão esperada encomenda, o adaptador de downtube, para alavancas de câmbio ou tensionadores de cabos. Instalei a peça e passei à regulagem do câmbio. Aproveitei pra tirar uns conduítes que havia adicionado com a intenção de proteger os cabos da lama e da sujeira, mas que estavam atrapalhando (ainda que levemente) a indexação do câmbio traseiro. O câmbio dianteiro continuou esquisito, no mesmo estágio que estava com a minha gambitech. As marchas entravam, mas tanto na coroa pequena quanto na grande, a corrente raspava no câmbio. Se na pequena não parecia haver mais espaço para o câmbio se afastar, na grande o problema era que o passador não conseguia puxar cabo suficiente para movê-la, embora ela tivesse ainda curso para movimento.

 

Elaborei a questão, descrevi as peças e o problema no fórum do Pedal.com.br. Recebi algumas respostas, umas meio chutadas, umas que concordavam com o mecânico de quem duvidei. Nenhuma me solucionou o problema, mas uma me ajudou muito. Um dos usuários disse que ele já tinha usado essa mesma configuração que eu, e que não tinha motivo para dar errado. Me sentindo meio limítrofe, sentei diante da bicicleta e comecei a matutar, chegando às soluções dos dois problemas.

 
1) Quanto à corrente tocar na vovozinha: Pensei em reduzir o calço da abraçadeira do câmbio, para que o braço do câmbio dianteiro não fique tão afastado do centro do quadro. Para ganhar cerca de 2mm, tirei metade do calço que veio com o câmbio e substituí por um calço menor que nem sei de onde veio, mas que estava jogado na minha lata de calços, parafusos e tranqueiras que não sei de onde vieram. Resolvido. Eu sabia que guardar aquele lixo ia valer a pena um dia.
 
2) Quanto ao passador não conseguir mover totalmente o câmbio: No manual da shimano que veio junto  com o passador, só tem a instrução de montagem da alavanca traseira, e tem lá uma especificação clara para a posição em que o “lever boss cover” deve ficar na hora da montagem. Ok, fiz isso desde o primeiro dia e e ficou perfeito para o traseiro.
 
bp0j
 

O problema foi que o meu manual não tinha nenhuma instrução quanto ao dianteiro, cujo “lever boss cover” já veio montado. Meu único trabalho foi fixar a alavanca na ponta do guidão. Como não havia instrução nenhuma a mais, entendi que estava certo. Por sua vez o mecânico da loja (que é até uma lojinha respeitável) não foi capaz de ver o problema e disse que a alavanca não tinha curso suficiente pra puxar o cabo para o câmbio de MTB. Inconformado, desmontei toda a alavanca dianteira e alterei a posição do “lever boss cover”, ganhando bastante curso na alavanca. Câmbio regulado.
 
Pra quem tiver interesse, encontrei esse esquema de montagem das alavancas: EV-SL-BS77-1664  

Lição do dia: desconfiar do mecânico, desconfiar do manual, fuçar. Claro, quem é mirim faz merda até quando acerta. Nessas de monta e desmonta durante vários dias, espanei o parafuso E a rosca da abraçadeira do câmbio. Substituí por um parafuso com uma porca do outro lado, parece estar bem firme. Em todo caso já estou com contato de um torneiro que pode me ajudar a refazer a rosca interna, para usar outro parafuso.

 

Assim, a parte mecânica da bicicleta está resolvida. Falta apenas instalar uns acessórios como o bagageiro traseiro e a iluminação/sistema elétrico. Mais pra frente farei um post sobre carga (bagageiros, alforges, etc.) e outro sobre iluminação e eletrônicos (câmeras, baterias, carregadores, dínamo, faróis, odômetro, etc).

 

Faltam também os paralamas. Quero fazer algo no esquema Pedarilhos gambitech, mas não estou encontrando esses paralamas de plástico na internet e ou aqui em São Paulo, nem nas bicicletarias mais simples. Vou continuar a busca.

 

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